Ensino FundamentalExperiência com Elódea

Voltar

Ana Caroline Guedes

A fotossíntese é um processo realizado por seres clorofilados, principalmente as plantas autótrofas – que produzem seu próprio alimento. A fotossíntese ocorre, de maneira sintetizada, através da transformação de água e gás carbônico em glicose e oxigênio, utilizado na respiração dos seres vivos, o que mostra a essencialidade da manutenção e preservação da flora.

Para observar como a liberação do gás oxigênio é realizada e constatar que as condições necessárias para a fotossíntese são a presença de água, luz e gás carbônico, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental foram ao laboratório para uma experiência, sob orientação do Prof. Carlos Sebode.

Uma planta aquática, a Elódea, foi escolhida para a demonstração, pois é possível observar a formação de bolhas de ar dentro da água, indicando a liberação de gás oxigênio. Durante o experimento, a planta, com água, foi colocada em um recipiente (béquer) com um tubo de ensaio, para melhor visualização do processo, e deixada em dois ambientes diferentes, um iluminado e outro não.

A Elódea que permaneceu no lugar iluminado conseguiu realizar a fotossíntese e produziu bolhas, formadas por seus ramos, dentro e fora do tubo de ensaio. Já no lugar escuro, a fotossíntese não ocorreu, devido à falta de luz, portanto as bolhas não foram observadas.

Veja, nas fotos abaixo, o resultado da atividade com os alunos do 4º ano. 

 
 

Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo