Ensino FundamentalEstudando problemas sociais

Por Jaqueline Sobreira

Os problemas sociais, urbanos e ambientais são temas presentes nos debates da sociedade. Discorrer sobre eles é fundamental para compreendê-los e tentar resolvê-los.

Conscientizar sobre a existência desses problemas e debatê-los é também uma das atribuições da escola. Por esse motivo, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental realizaram uma atividade proposta pela Prof.ª Roseli Gonçalves, de Geografia. Por meio de pesquisas na internet, os jovens separaram diversos temas relacionados a esses assuntos, para organizar uma grande apresentação.

Em slides, temas como desigualdade social, violência urbana e  falta de moradia foram apresentados para toda a turma, no final do mês de junho, para que, de modo simples, todos pudessem entender e pensar em alternativas para minimizar esses problemas. A proposta da atividade era que todos entendessem quais os principais problemas do mundo e refletissem sobre possíveis soluções.

Os debates continuaram, durante as aulas de Geografia, no mês de agosto.