Ensino FundamentalConscientização sobre bullying

Por Camila Zola - 16/08/2016

Bullying tem origem na palavra inglesa bully e significa “valentão”. A definição é utilizada para explicar atos de uma pessoa contra outra, através de agressões virtuais, físicas ou verbais, impossibilitando a vítima de defender-se.

A escola, como lugar de grande concentração de crianças e adolescentes, não foge à regra. Existe uma grande dificuldade, por parte de pais, funcionários e educadores, em perceber quais pessoas estão sofrendo esse tipo de assédio, muitas vezes, devido ao silêncio por parte da vítima.

Os alunos do 9º ano, sob orientação da professora Juliana Todeschi, estudaram o assunto e concluíram que, muitas vezes, praticam o bullying sem perceber, zombando de colegas e fazendo brincadeiras de mau gosto com aqueles que são diferentes física, social ou psicologicamente.

Como forma de combater o ato do bullying, os estudantes realizaram uma atividade em que deveriam fazer uma produção de colagens, montagens ou desenhos, sobre o tema.

O trabalho foi realizado a partir da leitura de um texto sobre as diferentes características físicas – cor da pele, cabelo, formato do rosto, altura e peso –, culturais ou religiosas, que poderiam provocar discriminação.

Os alunos aprenderam que, independentemente da origem e da aparência, todos merecem ser respeitados.