Ensino FundamentalProdução de livros - Editora Paulus (2016)

Por Camila Zola

As crianças devem ser incentivadas a ler desde pequenas. O hábito da leitura faz com que o ser humano amplie seu conhecimento sobre diversos assuntos e desperte a criatividade.

Buscando estimular o interesse pelos livros, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, com auxílio das professoras Adriana Furlani, Andreia Akima, Aparecida Idália, Carmem Lúcia, Cristiane Nunes e Paula Cristina, visitaram a Editora Paulus, no dia 05 de agosto.

Tiago Alberione, fundador da editora, nasceu na Itália e, aos 6 anos, descobriu sua vontade de ser padre. O sonho de espalhar o evangelho fez com que ele desse início à Escola Tipográfica Pequeno Operário, que mais tarde viria a se chamar de Pia Sociedade de São Paulo – Paulus. A editora chegou ao Brasil em 1931.

O objetivo da excursão era fazer com que os alunos pudessem conhecer todo o processo de produção dos livros, desde a impressão até o acabamento dentro da gráfica. Eles também observaram o trabalho das pessoas em cada etapa do procedimento e a função das máquinas, até a finalização do produto.

Depois da visita à editora, as professoras darão início ao Projeto Oralidade, em sala, no qual as crianças apresentarão um poema aos seus amigos de classe, sendo criativos e praticando, assim, a leitura de um jeito divertido.