Por Jaqueline Sobreira- 02/09/2016
As inovações tecnológicas e científicas mudaram o cotidiano do homem após a Revolução Industrial. O desenvolvimento de novos objetos criou modos diferentes de locomover-se. Hoje, podemos usar avião, helicóptero, barcos, motos, carros e submarinos. Estudar esses meios de locomoção está sendo tema de algumas aulas dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.
Entre essas aulas, a turma indagou como funciona um submarino. Para explicar o processo, as Prof.ªs Valquíria Castilho, Kellyn Regina, Roberta Achkar, Eny Razzante e Sheila Cristina usaram o laboratório, num experimento que envolveu garrafa pet, água, bexigas e uma bolinha de metal.
Com a ajuda do Prof. Carlos Sebode, foram colocadas as bexigas (com um pouco de ar), amarradas nas bolinhas de metal. Depois, o professor colocou-as dentro de uma garrafa cheia de água. Quando a garrafa era apertada, o ar era comprimido, fazendo os balões descerem, ficando submersos.
A atividade mostrou que, para que um submarino possa ficar nas profundezas do oceano, o oxigênio é comprimido dentro de um compartimento. Para emergir, esse ar é liberado.
Depois da demonstração, os alunos também tentaram fazer com que os balões descessem, com a ajuda da força e dos colegas. Confira as fotos da atividade: