Por Camila Zola - 27/10/16
Na semana de 26 a 30 de setembro, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o auxílio da professora de História, Leticia Viganó, produziram um slogan contra o trabalho infantil.
Na apostila, estudaram um pouco sobre a exploração infantil na época do Brasil Colonial, quando as crianças negras e indígenas eram obrigadas a trabalhar nas minas de ouro e nas fazendas.
Atualmente, no país, existe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que visa a proteger integralmente as crianças até 12 anos e os adolescentes, entre 12 e 18 anos. Esse tipo de trabalho ainda é encontrado em muitas partes do mundo, embora seja uma prática condenada.
O objetivo da atividade foi refletir sobre esse grave problema social, tanto no passado como no presente. Posteriormente, eles criaram um slogan e, com ele, fizeram um cartaz, utilizando letras grandes, coloridas ou em formato que chamasse a atenção do leitor. Fizeram desenhos e utilizaram imagens de revistas e sites, que ajudaram a transmitir a mensagem desejada.
Os pequenos também escreveram um texto em forma de reportagem sobre o tema.