Ensino FundamentalOs estados da água e o comportamento do ar

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Por Jaqueline Sobreira - 29/03/2017

 Alguns estudos apontam que as crianças têm mais facilidade em assimilar os conteúdos apresentados em sala de aula com o auxílio de experiências práticas e atividades.  

Na semana de 20 de março, as professoras do 3º ano utilizaram o laboratório para simular o processo de formação das nuvens. Sob a orientação do Prof. Carlos Sebode, os alunos foram divididos em quatro grupos e observaram pedras de gelo sendo colocadas dentro de um recipiente de alumínio. Depois, colocaram o recipiente em cima de um copo de vidro com água quente. Foi observado que, dentro do vidro, formaram-se nuvens, assim como acontece no céu.

Em uma segunda experiência, as crianças utilizaram água quente, água gelada, uma garrafa pet e uma bexiga para observar o comportamento do ar. Após encaixarem a bexiga no bico da garrafa, as crianças observaram que, ao colocá-la em um recipiente com água quente, a bexiga se enchia, mas, ao colocá-la em um recipiente com água gelada, a bexiga murchava. Isso acontece porque, segundo explicação das professoras, o ar quente e o ar frio comportam-se de formas diferentes. 


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