Por Camila Zola - 07/06/2017
“Massa pode ser entendida como a medida da quantidade de matéria, ou seja, tudo o que ocupa um lugar no espaço. Se o ar ocupa espaço, podemos supor que ele deve ter alguma massa.”
Com base nessa informação, a Prof.ª Maria Bykovas e o Prof. Carlos Sebode levaram os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao laboratório de Ciências, para realizar diversas experiências e responder a questões sobre o tema.
A primeira experiência realizada contou com materiais como bexigas, cabides, fita adesiva, fio de náilon e alfinete. Encheram-se dois balões com a mesma quantidade de ar. Em seguida, foram fixados nas extremidades de um cabide, com fita adesiva. O objetivo era verificar se o ar contido nas bexigas possuía alguma massa.
A segunda foi feita com o uso de um copo de suco e dois canudos. Era preciso deixar um canudo dentro do copo e outro para fora. Os estudantes, ao tentarem tomar o líquido do copo, encontravam dificuldades ao sugar, pois é a pressão atmosférica exercida na superfície do líquido que o “empurra” pelo canudinho até a boca, mas a presença de um segundo canudo, em um espaço aberto, anula a pressão exercida.
Posteriormente, o experimento realizado foi para saber se é possível comprimir o ar. O material utilizado foi apenas uma seringa de 20 ml, e os alunos deveriam, com uma mão, tampar a abertura da seringa e, com a outra, empurrar o êmbolo. Em seguida, anotaram suas observações e explicações no caderno.
A quarta e última experiência foi feita com pastilha efervescente colocada em um recipiente com água. Os alunos observaram a pastilha dissolver-se, liberando o gás carbônico presente em comprimidos antiácidos, através das bolhas.
Confira como foram os exercícios realizados pelos alunos: