Por Camila Zola - 22/08/2017
Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, com o auxílio da Profª de Ética, Juliana Todeschi, criaram cartazes com propagandas do bem, incentivando o público-alvo a ter boa alimentação ou a fazer exercícios físicos para se tornar mais saudável.
A inspiração veio de um documentário chamado “Criança, a alma do negócio”, no qual é apresentado o modo como a publicidade influencia as crianças, que fazem de tudo para conseguir o que desejam, ao verem propagandas de produtos de seu interesse, como brinquedos, roupas, acessórios, alimentos e, até mesmo, celulares. A atitude dos colegas, que também gostam de fazer compras e sentem-se atraídos pelo merchandising, ajuda a causar esse efeito.
Depois de assistirem ao vídeo, os estudantes discutiram o assunto em aula e realizaram exercícios para perceber o quanto a mídia influencia no que todos desejam e entenderam que existe uma diferença entre “desejo real” e “desejo implantado”. Em relação a alimentos, na maioria dos casos, esses comerciais induzem a comprar comidas gordurosas, que podem provocar diversas doenças, se consumidas em excesso.
Os cartazes estão expostos nos corredores do Colégio e têm o objetivo de levar os alunos a algumas práticas saudáveis.