Por Nicole Defillo - 26/09/2017
Em agosto, a professora de Língua Portuguesa, Joana D'Arc Miliatti, propôs uma atividade para os alunos do 6º ano que tratava das diferenças entre as pessoas e de bullying, baseada no livro Feiurinha, de Pedro Bandeira.
No livro, o autor conta a história do sumiço de uma princesa chamada Feiurinha, contudo ninguém sabe como ela é, qual sua aparência, e nem se lembra dela. Então as princesas, preocupadas, decidem que precisam encontrar Feiurinha, porque o “felizes para sempre” estava ameaçado. Elas descobrem que a história de Feiurinha nunca havia sido escrita, mas foi passada oralmente de geração para geração.
A história trata das diferenças, relacionadas ao bullying, já que as bruxas queriam que Feiurinha se achasse feia, quando, na verdade, não era – um dado comum, ao falarmos de bullying fora dos contos de fadas.
Para a realização da atividade, a classe dividiu-se em grupos, para a produção de cartazes que deveriam conter o entendimento de cada grupo sobre a narrativa, com a importância de cada personagem na história.
A professora decidiu trazer uma atividade baseada no livro, para reiterar que cada pessoa é diferente das outras e que todos devem respeitar tais diferenças, promovendo a harmonia e trabalhando a interpretação do texto com os alunos.