Por Jaqueline Sobreira- 06/11/2017
Entre os diversos temas sociais abordados no Colégio Eduardo Gomes, a conscientização sobre o câncer e a prevenção estão entre os assuntos mais discutidos por alunos e funcionários. Em 2016, as Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foram bem recebidas por todos, que, além de vestirem-se com a cor, ainda promoveram a arrecadação de alimentos não perecíveis para instituições de caridade.
O Novembro Azul, que se iniciou no Brasil em 2008, tem como objetivo alertar sobre a importância de exame de toque. A doença, em muitos casos, não recebe a devida atenção por parte dos homens, o que aumenta o número de incidências. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva), 60% dos diagnósticos são tardios, identificados em homens com mais de 65 anos, o que dificulta o tratamento.
Câncer de próstata
O exame de toque e o exame de sangue denominado PSA são realizados em homens a partir dos 40 anos de idade. Os exames são indispensáveis, visto que o câncer de próstata é uma doença silenciosa e só apresenta sinais quando a patologia está avançada. Entre os sintomas, estão a diminuição do jato de urina, mudança na frequência urinária e dificuldade no momento de urinar.
Além do exame, existem outras formas de prevenção: alimentação balanceada, não fumar e beber moderadamente.
A boa notícia é que, apesar de grave, se identificada logo, a taxa de cura entre os pacientes é de 90%, salvando-se milhares de homens.
Novembro Azul no EG
No mês de novembro, o movimento é divulgado em todo o país, de diversas formas: monumentos e prédios são iluminados com a cor azul, ocorrem palestras e ações de divulgação realizadas por artistas e instituições etc..
No EG, estudantes e funcionários vestem a camisa azul no dia 28 de novembro, uma terça-feira, para conscientizarem-se ainda mais sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e para arrecadar alimentos não perecíveis para instituições de caridade. Convidamos todos a participarem da causa, afinal, juntos somos mais.