Por Camila Zola - 05/12/2017
O Brasil sofreu grande influência da cultura africana no vocabulário, na alimentação, na religião, nas danças e músicas e até mesmo na miscigenação entre africanos, indígenas e europeus, que foi a base da formação populacional do país.
Alguns exemplos dessa influência, na culinária, são o vatapá, o acarajé, a pamonha, o mugunzá, o caruru, o quiabo e o chuchu. Temperos também foram trazidos da África, como pimentas, o leite de coco e o azeite de dendê. Algumas religiões muito praticadas no Brasil também têm origem africana, como o candomblé e a umbanda.
O samba, o afoxé, o maracutu, a congada, o lundu e a capoeira são mais exemplos dessa influência no Brasil. É nítida a participação dessa cultura em todo o país.
Os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com o auxílio das professoras Crislaine Machado, Sheila Balbino, Eloiza Avalos, Maria Cristina e Leila Buava, estudaram sobre o tema e produziram um instrumento musical popular, o chocalho, usando pequenas garrafas pet, milho e durex coloridos.