EventosICLOC: A educação compartilhada

Voltar

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Eduardo Gomes participa do congresso ICLOC (Instituto Cultural Lourenço Castanho), uma instituição sem fins lucrativos que, desde 2009, contribui para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação brasileira. Durante o congresso, professores e profissionais da educação de escolas públicas e particulares expõem projetos visando sempre à melhoria do ensino. Neste ano, três projetos foram apresentados por professores do EG: 

-Modelando e cantando, uma forma criativa de conhecer o sistema respiratório humano

  O projeto foi apresentado pelas Prof.ªAndrea Araújo e Bárbara Chargas. A atividade teve o intuito de fixar termos científicos do sistema respiratório por meio de uma paródia musical criada pelos alunos, que, posteriormente, também modelaram pulmões saudáveis e não saudáveis.  

- Física para todos: abordagem dos séculos XX e XXI no Ensino Médio

  A Física é conhecida por muitos alunos do Ensino Médio como uma matéria complexa. Diante desse desafio, o Prof.Felipe Figueiredo e  a Prof.ª Thais Rocha criaram um projeto para mostrar aos estudantes que a Física vai além do que é ensinado em sala de aula , que está presente no avanço tecnológico e, consequentemente, no nosso dia a dia. Os alunos fizeram um minicurso de 30 horas, fora do horário de aulas. No final do curso, os alunos vivenciaram todo o conteúdo apresentado no evento internacional Masterclass, que aconteceu na UFABC. 

- A utilização de filmes como instrumento de trabalho nas aulas de Ética 

  Filmes que levam em conta os interesses e aspectos comuns de uma faixa etária podem ser um instrumento pedagógico nas aulas de Empreendedorismo e Ética. O projeto foi apresentado pela Prof.ª Juliana Becegato, voltado especialmente para os jovens do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). O filme é apresentado para a turma, na íntegra, e, ao apresentar um tema relevante, a professora chama a atenção dos jovens, que passarão um trimestre produzindo atividades relacionadas ao filme. Entre os bons resultados obtidos, encontra-se o aprofundamento sobre o assunto.

  Nossos professores tiveram presença marcante e, ao partilharem seus projetos, que fizeram parte dos 667 apresentados no dia 14 de maio, cada profissional que expôs seu trabalho contribuiu para uma educação de qualidade, já que muitos desses projetos passarão a ser desenvolvidos por outros profissionais de todo o Brasil. 




Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo