Por Camila Zola - 11/08/2017
Há algumas histórias que contam sobre o surgimento do dia dos pais, uma das versões é sobre Sonora Louise Smart Dodd, que, enquanto assistia a uma comemoração do dia das mães, em 1909, teve a ideia de homenagear seu pai, William, um veterano da Guerra Civil Americana, já que Sonora o admirava muito por ter criado seis filhos, após a morte de sua mulher. Nos Estados Unidos, essa celebração é realizada no mês de junho, devido à data de nascimento de William.
No Brasil, a comemoração ocorreu, pela primeira vez, no dia 16 de agosto de 1953, mas, diferente dos Estados Unidos, foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering, e sua intenção era associar a data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, pois a população brasileira era formada predominantemente por católicos. Nos anos seguintes, o dia passou a ser comemorado no segundo domingo de agosto.
Nesse mês, os pais costumam ser prestigiados com mensagens, presentes e carinho.
No Colégio EG, os alunos do Maternal até o 9º ano, com o auxílio da Profª Erika Magalhães, confeccionaram uma máscara “para dormir”, do Homem-de-Ferro para presenteá-los. O personagem foi escolhido porque, muitas vezes, o pai é simbolizado por um super-herói.
Os materiais utilizados foram manta acrílica, feltro e elástico de costura. Depois de finalizada, as crianças a colocaram em um saquinho com seus nomes e a mensagem “Para: papai”, ou outras formas carinhosas com que costumam se referir ao pai.