EventosV Ciclo de Palestras - Eduardo Shinyashiki

Voltar

Por Rafael Teodoro - 25/08/2016

O Ciclo de Palestras, evento do EG, chega a sua 5ª edição, em 2016, como parte da celebração pelos 35 anos da Fundação de Rotarianos de São Caetano do Sul, mantenedora do Colégio Eduardo Gomes. Seu principal objetivo é mediar a relação entre pais, educadores e alunos através de palestras com profissionais renomados.

Nas três primeiras palestras deste ano, o Ciclo de Palestras recebeu a mestra e doutora em filosofia, psicóloga, especialista em políticas públicas, poetisa, psicanalista e comentarista da rádio CBN, Viviane Mosé; o psicoterapeuta, especialista em Psicologia Educacional e mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de 20 livros educacionais, Leo Fraiman; e o Professor Doutor Leandro Karnal, autor de livros que tratam da história dos países, como História dos Estados Unidos (Contexto, 2007) e sobre o ensino de História, como História na sala de aula – conceitos, práticas e propostas (Contexto, 2003) e Conversas com um jovem professor (Contexto, 2012). É membro do conselho editorial das principais publicações acadêmicas da área na UNICAMP (revista Ideias, Cadernos Pagu e História Social) e da UNISINOS (revista História).

Para a quarta e última noite do evento, convidamos Eduardo Shinyashiki, palestrante, consultor organizacional, escritor, conferencista nacional e internacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à Administração e à Educação. Especializado em Preparação Psicológica de Equipes de Alto Rendimento. 

Ao longo de sua carreira, participou de vários programas de especialização em Desenvolvimento Humano, tanto no Brasil como nos Estados Unidos, México e Índia, entre outros países. Tem uma trajetória acadêmica dedicada ao estudo e à pesquisa dos aspectos emocionais, mentais e físicos do ser humano e, nesse sentido, os destaques ficam por conta das especializações em Competências de Liderança, Comunicação verbal e não verbal e Inteligência Emocional.

Com o tema “A arte do conviver e do aprender – O Caminho do conhecimento”, Eduardo mostra que, ao ensinarmos, também aprendemos, pois, ao influenciarmos uma pessoa, acabamos sendo influenciadas, consistindo em uma troca de experiências. Ou seja, a arte do conviver e do aprender é ensinada e aprendida ao longo de nossa vida, nas pequenas atitudes, por meio de exemplos e modelos e nas relações que estabelecemos na família, na escola, no trabalho, no lazer. 

Na convivência, educamos e somos educados, ensinamos e aprendemos, influenciamos e somos influenciados, por meio de falas, gestos, atitudes, enfim, por meio da comunicação, seja ela verbal ou não verbal, intencional ou involuntária. 

É nesse momento que se torna necessária uma consistência no diálogo, a fim de garantir uma troca especial de experiências, respeitando as diversidades e tendo consciência de que podem caminhar juntas, promovendo o intercâmbio de ideias e a cooperação.?

A arte do conviver e do aprender depende do comprometimento pessoal com a valorização da vida e do viver, de orientar a vida por princípios, valores e posturas que reconheçam a nossa responsabilidade na criação da realidade e na compreensão e entendimento de nós e do mundo, através de nossas crenças, paradigmas, opiniões e ações. 

Ao assumir esse compromisso, novas maneiras de encarar o mundo virão como consequência, refletindo-se em um pensamento mais flexível, criativo e inovador que nos leva à realização pessoal e à possibilidade de sermos fiéis ao nosso potencial, qualidades e objetivos.


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo