EventosNovembro azul - Galeria de Fotos

Por Rafael Teodoro - 16/11/2016

Após a excelente receptividade dos funcionários e alunos do Colégio Eduardo Gomes ao Outubro Rosa, chegou a vez de conscientizarmos os homens sobre os riscos do câncer de próstata. O movimento Novembro Azulbusca alertá-los os homens sobre a necessidade do exame de toque, para salvar vidas.

Intimamente relacionada à idade do paciente, a doença, muitas vezes, não recebe a devida atenção por parte dos homens, fator preocupante, já que a incidência do câncer de próstata é maior do que a do câncer de mama, e 60% dos doentes são diagnosticados, apenas, após os 65 anos. A expectativa é de 61.200 novos casos em 2016, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva) .

Novembro Azul no Brasil

Surgido na Austrália, em 2003, e conhecido como Movenber, o movimento iniciou-se no Brasil, em 2008, promovido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) e trazendo questões relacionadas ao câncer de próstata através de uma campanha. A ideia era mudar os paradigmas do público masculino em relação ao exame de toque.

Em 2012, inspirado pelo mesmo Movember, o LAL passou a promover um mês inteiro com mobilizações focadas na prevenção e no tratamento da doença, surgindo então o Novembro Azul.

O movimento é divulgado pelo país, nos mesmos moldes do Outubro Rosa, com iluminação de prédios e monumentos com luzes na cor azul, palestras e ações e divulgação por diversos artistas e instituições, alcançando, em 2015, 87 milhões de pessoas conscientizadas através Novembro Azul.

O câncer de próstata

Evoluindo de forma lenta, a doença torna-se perceptível através dos sintomas apenas em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas são a diminuição do jato de urina, mudanças na frequência urinária e dificuldade no momento de urinar.

Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cerais, é uma das formas de prevenir a doença. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença.

Tratado com muito preconceito pelos homens, o exame de toque, aos 40 anos, é a principal arma para prevenir esse mal. Os resultados do exame, aliados a um exame de sangue denominado PSA, conseguem diagnosticar precocemente o câncer de próstata, possibilitando o tratamento logo no estágio inicial da doença.

A boa notícia é que, apesar de grave, se identificada logo, a taxa de cura entre os pacientes é de 90%, salvando-se milhares de vidas.

Novembro Azul e o Dia Mundial do Diabetes no EG

Como já foi citado no início da matéria, a excelente receptividade por parte de alunos, funcionários, pais e responsáveis a nossa campanha do Outubro Rosa  encorajou-nos a lutar em favor não apenas desse movimento, mas também a participar do Dia Mundial do Diabetes, destinado a prevenir essa doença.

O diabetes é um conjunto de doenças que resulta em altos níveis de açúcar no sangue, ou alta taxa de glicose, e tem, no dia 14 de novembro, uma data especial para conscientização, consultas e tratamento.

Em novembro, distribuímos faixas azuis para alunos e funcionários, a fim de que todos as utilizem no dia 08 de novembro, unindo-se em prol dessas lutas. Agradecemos a todos aqueles que participaram desses movimentos, que lutam pela vida, afinal, juntos somos mais.