Ensino FundamentalO jogo das cinco-marias

Por Nicole Defillo - 27/02/2018

Aprender a controlar a coordenação motora e desenvolver a concentração nem sempre são tarefas fáceis, mas há  jogos que podem  ajudar, como ²o jogo das cinco-marias².

As professoras do 1º ano do Ensino Fundamental propuseram para seus alunos que formassem grupos. Cada grupo recebeu cinco bonequinhas de pano, as chamadas Marias. Com as bonecas, cada aluno jogava uma ²Maria² para o alto e, ao mesmo tempo, tentava pegar uma das que restavam no chão, e isso se repetia até que as cinco estivessem nas mãos deles, sem que as  deixassem cair.

O jogo tem sua origem na Grécia Antiga, e os gregos o usavam quando queriam consultar seus deuses. Para jogá-lo, podem ser usadas pedrinhas e saquinhos de pano. Além de conter variações no material utilizado, há também diferenças no nome, podendo ser chamado de jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, jogo do osso, onente, chocos, nécara, epotatá (que, em tupi, quer dizer "mão na pedra").