Ensino FundamentalO jogo das cinco-marias

Voltar

Por Nicole Defillo - 27/02/2018

            

Aprender a controlar a coordenação motora e desenvolver a concentração nem sempre são tarefas fáceis, mas há  jogos que podem  ajudar, como ²o jogo das cinco-marias².

As professoras do 1º ano do Ensino Fundamental propuseram para seus alunos que formassem grupos. Cada grupo recebeu cinco bonequinhas de pano, as chamadas Marias. Com as bonecas, cada aluno jogava uma ²Maria² para o alto e, ao mesmo tempo, tentava pegar uma das que restavam no chão, e isso se repetia até que as cinco estivessem nas mãos deles, sem que as  deixassem cair.

O jogo tem sua origem na Grécia Antiga, e os gregos o usavam quando queriam consultar seus deuses. Para jogá-lo, podem ser usadas pedrinhas e saquinhos de pano. Além de conter variações no material utilizado, há também diferenças no nome, podendo ser chamado de jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, jogo do osso, onente, chocos, nécara, epotatá (que, em tupi, quer dizer "mão na pedra").

 


Fotos






Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo