Ensino Fundamental3º ano monta terrário em aula de Ciências

Por Nicole Defillo - 29/03/2018

Para a montagem de um terrário, é necessário conhecer muito bem a natureza, em especial as plantas, uma vez que são a peça central do experimento. O 3º ano do Ensino Fundamental, sob orientação do Prof. Carlos Sebode, montou um terrário, como o estudado no material Anglo.

Existem diversos tipos de terrários, os quentes e secos, tropicais e úmidos e aquaterrários tropicais. Os terrários quentes e secos são destinados a plantas de climas onde há pouca chuva e muito calor, como cactos. Já os terrários de clima tropical e úmido necessitam de plantas acostumadas ao clima chuvoso e com muita umidade no ar, como as bromélias. Os aquaterrários possuem uma característica diferente, já que uma parte é composta por terra e a outra parte por água, similar a um aquário, e a planta que pode ser colocada nesse formato é a alga.

O terrário feito pelos alunos foi o tropical e úmido, que necessita de pedras de argila expandida, terra adubada, pote com tampa. Foram utilizados três tipos de plantas: musgo, lírio-da-paz e hera de muros. Primeiro foram colocadas as pedras; em seguida, a terra adubada e, por último, as plantas.  Assim que todas as camadas foram colocadas, o pote foi fechado e permanecerá sob os cuidados dos alunos até o final do ano letivo.