Por Camila Zola - 22/05/2018
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, sob supervisão das professoras Valéria Siviero e Michele Berteli e do professor Carlos Sebode realizaram duas experiências, no laboratório de ciências, para entender o funcionamento do sistema respiratório.
A primeira experiência foi para visualizar o processo de inspiração e expiração. Utilizaram 1 garrafa plástica transparente, 2 bexigas e 1 tesoura de ponta arredondada. A garrafa representava o pulmão, enquanto cada uma das bexigas representava os movimentos respiratórios.
Na segunda experiência, os estudantes foram divididos em duplas e, com uma fita métrica, deveriam medir o perímetro da caixa torácica do amigo, perceber os movimentos das costelas e anotarem suas observações numa tabela.
O objetivo desse experimento foi comparar os movimentos e entender que, na inspiração, a caixa torácica aumenta, para permitir a entrada de gases e, na expiração, diminui, para expulsar os gases pulmonares para a atmosfera.
Em sala, continuaram debatendo o tema.