Ensino MédioConverse, abrace, ajude, ame o próximo...

Por Gabriel Melo - 26/10/2018

No mês de setembro, tem ocorrido uma campanha intitulada “Setembro Amarelo”, visando à prevenção do suicídio. No Brasil, essa é a terceira maior causa de morte entre homens jovens, de 15 a 29 anos, perdendo somente para a violência e acidentes de trânsito. Entre as mulheres, na mesma faixa etária, é a oitava causa de mortes. Em números absolutos, o país está em oitavo lugar no ranking do suicídio, abrangendo todas as faixas etárias, sendo o Rio Grande do Sul o estado que registra o mais alto índice de pessoas que tiram a própria vida.

Esses são alguns dados que nortearam, neste ano, no país, a campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio. Criada em 2015, é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A Profª. Elaine Alves, de Técnicas de Redação, realizou um projeto com os alunos do Ensino Médio, propondo que elaborassem um texto, apresentando métodos de prevenção ao suicídio. Os alunos criaram cartazes e distribuíram por todo o Colégio, com conselhos e dizeres com o objetivo de confortar os leitores, demonstrando carinho e amor.

Dando continuidade ao projeto, as alunas Camila Nóbrega, da 1ª série D do EM, Débora Bonotto e Lívia Nóbrega, ambas da 3ª série D, do EM, realizaram palestras para todas as turmas do EM, sobre bullying, depressão, respeito aos professores, funcionários e colegas, abordando também o tema da prevenção ao suicídio. As alunas contaram suas experiências, promoveram dinâmicas e mostraram dados estatísticos.

O Colégio Eduardo Gomes apoia essa causa.