Por Gabriel Melo - 01/02/2021
A campanha “Fevereiro Roxo e Laranja” tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados em relação a doenças autoimunes e degenerativas, como Lúpus, Fibromialgia e Mal de Alzheimer. Além disso, visa também informar sobre a Leucemia.
Veja as definições das doenças de acordo com o COREN-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina), a Sociedade Brasileira de Dermatologia e o INCA (Insitituto Nacional de Câncer):
- Lúpus é uma doença inflamatória de origem autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, tais como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando sintomas como fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome completo é Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES).
- Fibromialgia ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão.
A origem da doença ainda não é totalmente conhecida. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que a fibromialgia afeta cerca de 3% da população. De cada 10 pacientes com fibromialgia, de sete a nove são mulheres. Não se sabe a razão por que isso acontece. Não parece haver uma relação com hormônios, pois a fibromialgia afeta as mulheres tanto antes quanto depois da menopausa. O aparecimento da fibromialgia ocorre geralmente entre os 30 e os 60 anos de idade, porém existem casos de pessoas mais velhas e também de crianças e adolescentes.
- Mal de Alzheimer tem como principal característica a perda progressiva da memória. No Brasil, estima-se que existam cerca de 1,2 milhão de pessoas com Alzheimer – são cerca de 100 mil novos casos por ano. Não se sabe a causa da doença, mas normalmente uma proteína chamada betamiloide se deposita no cérebro, em algumas áreas específicas, e vai formando placas e causando danos na comunicação entre os neurônios.
- A Leucemia é o câncer dos tecidos formadores do sangue, incluindo a medula óssea. Existem muitos tipos, como leucemia linfoblástica aguda, leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica. Muitos pacientes com tipos de leucemia de crescimento lento não têm sintomas. Os tipos de leucemia de crescimento rápido podem causar sintomas que incluem fadiga, perda de peso, infecções frequentes e sangramento fácil e hematomas.
As leucemias de crescimento lento são monitoradas; as agressivas são tratadas com quimioterapia, que, às vezes, é seguida por radioterapia e transplante de células-tronco.
O Colégio Eduardo Gomes apoia essa campanha.