Enquanto a campanha Dezembro Laranja conscientiza a população sobre o câncer de pele, a campanha Dezembro Vermelho visa à prevenção do HIV/Aids.
Desde 2014, o Dezembro Laranja é promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o objetivo de fazer com que diminua o número de casos de câncer de pele. Se a doença for diagnosticada no início, tem mais de 90% de chances de cura. É essencial a noção da proteção contra o Sol, com o uso de óculos escuros, blusas com proteção UV, bonés ou chapéus, filtro solar com FPS igual ou superior a 30.
A aids (síndrome da imunodeficiência adquirida) é causada pelo vírus HIV, que se propaga por certos fluidos corporais (sangue, leite materno, sêmen e líquidos secretados durante relações sexuais), ataca as células de defesa e passa a se multiplicar, deixando o sistema imunológico indefeso e tornando o organismo humano vulnerável a doenças. Para evitar a transmissão da aids, recomenda-se o uso de preservativo durante as relações sexuais, a utilização de seringas e agulhas descartáveis e o uso de luvas para manipular feridas e líquidos corporais, bem como testar previamente sangue e hemoderivados para transfusão.
O Colégio Eduardo Gomes apoia essas causas.