Por Matheus Lorenson de Souza – 1º/12/2022
As campanhas Dezembro Laranja e Dezembro Vermelho têm como propostas, respectivamente, a conscientização sobre câncer de pele e HIV/Aids, além das IST (infecções sexualmente transmissíveis), alertando para as maneiras de prevenção.
A campanha Dezembro Laranja, visando à cautela com os sintomas de câncer de pele, tem como mensagem central “não espere até sentir na pele”. Com isso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) adverte a respeito dos riscos de tal enfermidade, além de ressaltar a importância de manter hábitos adequados de proteção solar e de realizar regularmente visitas a dermatologistas. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos da doença, provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.
Já a campanha Dezembro Vermelho mobiliza a nação na luta contra a Aids, doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV) e outras IST. Segundo dados do Ministério da Saúde, o uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST e do HIV/Aids. O vírus da Imunodeficiência Humana se encarrega de atacar o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Recomenda-se fazer o teste de HIV regularmente e se proteger em todas as situações, sendo o atendimento e o tratamento das IST e do HIV/Aids gratuitos nos serviços de saúde do SUS.
O Colégio Eduardo Gomes apoia essas causas.