Por Matheus Lorenson de Souza – 1º/02/2023
Diversos meios de comunicação fazem referência ao Fevereiro Laranja e Roxo, uma campanha que tem o objetivo de, com a cor laranja, conscientizar as pessoas sobre a leucemia e, com a cor roxa, chamar a atenção para a fibromialgia, o lúpus e o mal de Alzheimer.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação caracteriza essas doenças:
- Lúpus: trata-se de produção excessiva de anticorpos no organismo, os quais causam inflamações nos rins, pulmões, pele e articulações.
- Fibromialgia: pode aparecer depois de traumas físicos, psicológicos ou infecções. A síndrome causa dores pelo corpo, em especial nos músculos e tendões, ao atacar as articulações. Seus sintomas envolvem cansaço, alterações no sono, ansiedade e depressão.
- Alzheimer: afeta as funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. A doença neurodegenerativa causa a perda de memória.
- Leucemia: tem origem geralmente desconhecida, sendo uma doença maligna dos glóbulos brancos. Entre os sintomas, estão: anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.
Chama-se, também, a atenção para a importância da doação de medula óssea.
O Colégio Eduardo Gomes apoia essa causa.