Ensino FundamentalVisita à biblioteca do EG.

Por Anna Carolina Gomes - 02/10/2024

Orientados pela professora Erika Magalhães de Projeto de Vida, os estudantes dos 4º anos, visitaram a biblioteca do EG com o objetivo de conhecer a rotina da profissional Rita Banhara, bibliotecária do Colégio Eduardo Gomes.

Durante a visita, em um bate papo com a bibliotecária, os alunos conheceram a parte interna do acervo de livros, como cada livro é catalogado, como funciona a organização para o empréstimo e devolução dos livros e como é a rotina de uma bibliotecária escolar.

No final da visita, em uma das salas da biblioteca, a professora realizou uma apresentação em PowerPoint sobre como eram as primeiras bibliotecas do mundo e como o profissional bibliotecário, passou a ser reconhecido legalmente após a lei 4.084 de 1962 que torna o exercício dessa profissão privativo aos bacharéis em Biblioteconomia.

Foi uma visita divertida e cheia de descobertas onde os estudantes puderam conhecer a enciclopédia Barsa, a “queridinha” para quem nasceu antes da chegada da internet e da popularização dos computadores, sabe que era um status intelectual ostentar a robusta coleção de dezesseis livros de capa vermelha na estante da sala ou do escritório.