Por Laís Monstavicius - 09/04/2025
Os estudantes do 5º ano do EF, acompanhados pelas Professoras Liliam e Tânia, participaram de uma atividade no Laboratório, onde confeccionaram seus próprios terrários.
A experiência foi baseada nos estudos realizados em sala de aula e teve como principal objetivo observar, em pequena escala, o ciclo hidrológico, além de analisar fenômenos naturais e suas interações com a matéria. A atividade também incentivou os alunos a refletirem sobre formas de minimizar os impactos socioambientais, propondo ações para melhorar as condições de vida em diferentes escalas – local, regional e global.
Para iniciar o experimento, cada estudante recebeu um kit contendo um pote de vidro, uma rolha, terra preparada, pedras, musgos e mudas de fitônias. Durante a montagem, as professoras explicaram a importância de cada elemento para a manutenção do ecossistema fechado e destacaram como a umidade e os ciclos de evaporação e condensação ocorrem dentro do recipiente.
Após a finalização do terrário, os alunos levaram suas criações para casa, para observarem o desenvolvimento do sistema ao longo do tempo. Em uma data agendadas pelas professoras, compartilharão suas observações e relatos sobre as mudanças analisadas.
Confira as fotos!