Por Laís Monstavicius - 16/12/25
O Projeto de Iniciação Científica (PIC-EG) do Ensino Médio foi uma iniciativa que ofereceu aos alunos a oportunidade de se iniciarem no universo da pesquisa, visando ao desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida acadêmica e profissional. Para cada série, foi designado um trabalho específico: Trabalho de Divulgação Científica (TDC), para a 1ª série; Trabalho Resumo-Apresentação de Congresso (TDC), para a 2ª série, e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), para a 3ª série.
Os Professores Alex, Elisa, Cacilda, Diego, Felipe, Luciano, Priscilla, Raquel e Rosicler, dos itinerários de Ciências da Natureza e Humanidades, estiveram envolvidos, orientando os estudantes em objetivos-chave, como pesquisar com metodologia científica, comunicar resultados com clareza, pensar criticamente, trabalhar em equipe e gerenciar o tempo. O projeto esteve alinhado às competências gerais da BNCC, enfatizando o pensamento científico, a comunicação, a argumentação e a empatia.
O processo iniciou-se com a formação dos grupos, que escolheram temas de pesquisa. Cada grupo foi acompanhado por um professor orientador principal. Durante o semestre, foram realizadas reuniões semanais de orientação e treinamentos específicos em metodologia de pesquisa e formatação (ABNT). Os alunos dedicaram-se à coleta de dados ou à revisão bibliográfica, desenvolvendo a primeira parte escrita do projeto.
Após a produção do rascunho, o foco foi na orientação individualizada para correção de conteúdo e estrutura e no treinamento em oratória. A etapa final consistiu na apresentação dos resultados em slides para os professores, colegas e colaboradores.
O PIC-EG cumpriu seu papel de promover a cultura da pesquisa e capacitar os estudantes para uma atuação mais crítica e metódica.