Por Laís Monstavicius - 23/04/26
Acompanhados pela Professora Erika, de Projeto de Vida, os alunos da Educação Infantil até o 5º ano do EF, participaram de uma atividade de extrema relevância.
O encontro teve início com a contação da história do livro E se fosse com você?, de Anete Lacerda, que serviu como base para uma sensível roda de conversa sobre o bullying.
Durante a atividade, a professora destacou a importância do dia 07 de abril, o Dia Nacional de Combate ao Bullying, e trouxe esclarecimentos fundamentais sobre a gravidade jurídica do tema. Os alunos aprenderam que essa prática é ilegal, conforme estabelecido pela Lei nº 14.811, de 12 de janeiro de 2024, que incluiu o Artigo 146-A no Código Penal Brasileiro.
Além do aspecto legal, o diálogo focou no impacto humano, abordando como o bullying pode gerar problemas emocionais sérios e duradouros, como ansiedade, depressão e medo. A aula reforçou a necessidade urgente de cultivar a empatia e o respeito no cotidiano escolar para prevenir tais danos.
Para selar o compromisso coletivo com uma convivência harmoniosa, os estudantes finalizaram a atividade montando um painel com o tema: Nossas mãos dizem “NÃO” ao bullying! O cartaz, preenchido com a participação de todos, simboliza a união da comunidade escolar em favor de um ambiente seguro e acolhedor para todos.
Confira as fotos!