NutriçãoBrigadeiro de alfarroba

Dando continuidade às Oficinas de Nutrição, na semana de 09 a 13 de março, a Nutricionista Thaísa e as estagiárias Angela e Juliana realizaram uma atividade com os alunos da Educação infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do período integral, na cozinha experimental.

Devido à proximidade da Páscoa, elas criaram, a partir de uma receita tradicional, um brigadeiro mais saudável, o brigadeiro de alfarroba, um fruto semelhante ao cacau, isento de lactose e glúten, rico em vitaminas e com menor teor de gordura.

Em uma divertida atividade, os alunos ajudaram a preparar esse brigadeiro, colocando cada ingrediente na panela, ainda acreditando que se tratava de um brigadeiro tradicional. Durante a atividade, a nutricionista contou a história da origem do brigadeiro, as consequências que o consumo desse doce em excesso pode trazer, e por fim, após a degustação, o segredo foi revelado, o brigadeiro não era feito com chocolate comum ou cacau e sim com alfarroba.

Todos ficaram surpresos, mas não deixaram de comer.

Gostariam de provar? Mãos à obra, é só seguir a receita abaixo, mas lembrem-se de consumir com moderação.

Receita do brigadeiro de alfarroba

Ingredientes

01  lata de leite condensado

02 colheres (de sopa) rasas de alfarroba

01 colher (de sopa) cheia de margarina

Modo de preparo

Coloque, em uma panela, todos os ingredientes. Misture, em fogo baixo, até ficar homogêneo. Porcione em copinhos ou enrole. Polvilhe com cacau, alfarroba, chocolate granulado, coco ou castanha.

Essa atividade foi supervisionada pela nutricionista Michelle Sposito.

Fotos Guilherme Dogo e Ana Caroline Guedes