RobóticaAC/DC/EG- Equipe Campeã

É com muito orgulho que noticiamos a vitória da equipe AC/DC/EG no Torneio De Robótica First Lego League de 2014, encerrado no dia 23 de fevereiro, em Taguatinga, no Distrito Federal, do qual participaram 60 equipes, de 14 estados. Com essa vitória, nossa equipe garantiu sua presença no World Festival, que ocorrerá em abril deste ano, em Saint Louis, EUA.

A equipe AC/DC/EG é composta pelo professor Reginaldo e: Allan, do 8º ano do Ensino Fundamental; Henrique, Leonardo, Rafael e Giovanni, do 9º ano do Ensino Fundamental; Mirela e Thais, do 2º ano do Ensino Médio e Gilmar, do 3º ano do Ensino Médio, que comandou a equipe.

O tema deste ano foi a Fúria da Natureza. Entre outros desafios, os estudantes tiveram de montar, programar e operar robôs para solucionar, em três partidas de até 2min30s, problemas com desastres naturais, como avalanches, deslizamentos de terra, enchentes, tsunamis e tempestades. Outras etapas do torneio incluíram pesquisas sobre desastres naturais, o design do robô e o trabalho de equipe.

“Nossa equipe é uma das mais tradicionais em todo o Brasil.”, afirmou Reginaldo, professor de Robótica. Segundo ele, a equipe do EG era a mais preparada, entre todas, e foi muito elogiada pelos juízes. Depois de dois dias de disputa, iniciada no sábado, 22, com muita festa e confraternização entre mais de 500 estudantes, nossa equipe vencedora confirmou que o esforço e a dedicação valem a pena. Foram mais 13 horas diárias de treinamento e trabalho, durante as férias e feriado, sendo que, durante a semana, os alunos e o professor treinam das 18h às 21h, e, aos sábados, das 8h às 18h.

“A gente sabia que tinha que fazer isso, abraçamos o treino forte com um único foco e objetivo, com a certeza, e conseguimos a vitória.”, afirma o professor Reginaldo.

Atrair o interesse pelo estudo das ciências, da tecnologia e da matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio, ampliando a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade de inovar são os objetivos da competição. O torneio foi realizado pelo SESI, em parceria com a Lego, empresa dinamarquesa de brinquedos, com forte atuação em sistemas de educação, e a organização americana First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). Essa foi a primeira edição nacional sob integral responsabilidade do SESI, após nove outras realizadas anteriormente no país.

FESTIVAL INTERNACIONAL – Outra surpresa anunciada durante a competição foi a garantia de participação a dez equipes no Festival Internacional de Robótica de Belo Horizonte, em setembro, durante a Olimpíada do Conhecimento. As escolhidas são as cinco melhores equipes da etapa nacional.  Estaremos lá!