Ensino MédioFoguete Químico

Ana Caroline Guedes

Alunos da 3ª série do Ensino Médio fazem experimento para observar as reações dos antiácidos

O uso de antiácidos é comum e geralmente são vendidos em comprimidos efervescentes nas farmácias, como o popular “sal de frutas”, por exemplo, pois aliviam o mal-estar e ajudam na digestão dos alimentos. Mas o emprego contínuo dos antiácidos pode causar problemas ao estômago, como úlceras.

Para aprender na prática as reações que esses medicamentos produzem no organismo, os alunos da 3ª série do Ensino Médio realizaram uma experiência nesta segunda feira, dia 11, com o professor Alex Ferreira, de Química. Usando garrafas pet cortadas, rolhas, frascos de desodorante e comprimidos Sonrisal, os alunos fizeram “foguetes químicos”.

A atividade consistia em colocar água e Sonrisal na garrafa pet e depois no frasco de desodorante, e fechá-los com uma rolha. Em seguida, era possível observar o que o antiácido é capaz de provocar, pois o frasco voava, como um “foguete”, algo que os alunos tiveram a oportunidade de constatar, de maneira divertida e descontraída.