Rafael Teodoro
As bactérias são seres microscópicos, ou até mesmo submicroscópicos, existentes em nosso planeta. Os alunos do 5º ano aprenderam isso durante as aulas, mas, como provar a existência de tais seres e sua influência em nosso mundo? O professor Carlos Sebode teve a resposta para a questão: iogurte.
Orientados pelas professoras (nomes), os alunos dirigiram-se à Cozinha Experimental para preparar uma deliciosa receita de iogurte natural. Com os ingredientes em mãos, os pequenos se divertiram durante o processo e ficaram animados com a possibilidade de degustarem o produto que prepararam. Como a receita de iogurte auxiliaria na ilustração do assunto estudado em sala de aula?
É simples: para que o iogurte chegue à sua forma final, deve passar pelo processo de fermentação, no qual as bactérias presentes no leite causam reações químicas, produzindo o líquido que estamos acostumados a ingerir. O processo presenciado, em parte, pelos alunos deixou-os admirados com a existência da vida, em uma escala tão minúscula.
Abaixo o leitor pode conferir algumas fotos da produção do delicioso iogurte natural.
(fotos em breve)