Ensino FundamentalCompostagem - aprendendo a fazer adubo orgânico

Beatriz Omine

Alunos dos 4º anos A, B, C e D, do ensino fundamental, juntamente com suas respectivas professoras deixaram a sala de aula para aprender sobre meio ambiente na prática.

No laboratório do colégio, com o Profª Thayane e o Profº Carlos, alunos acompanharam o processo de compostagem, em que o material orgânico, como restos de alimentos, frutas, folhas e papel, os quais foram trazidos por eles de casa, são transformados em adubo. O material usado pra esta compostagem foram apenas folhas, papel e frutas.

O objetivo desta experiência é de formar uma comunidade sustentável, em que alunos, podendo transmitir para amigos e familiares, cuidem das relações que estabelecem com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem, e despertar nos alunos uma consciência ecológica sustentável.

FAÇA UMA COMPOSTEIRA VOCÊ TAMBÉM!

Materiais:

• Caixa de madeira ou papelão

• Bacia plástica

• Serragem

• Terra de jardim

• Materiais orgânicos (folhas, cascas de frutas, flores, gravetos, pó de café, casca de ovo, etc)

• Materiais inorgânicos (metal, vidro, plástico e papel)

• Plástico transparente ou filme de PVC

• Termômetro

Procedimentos:

1. Coloque uma camada de terra ou de serragem no fundo da caixa, até cobrir o fundo.

2. Alterne camadas de materiais orgânicos secos e úmidos, e em seguida os inorgânicos.

3. Umedeça e deixe ao ar livre.

4. Coloque um termômetro dentro e outro fora do recipiente, para comparar as temperaturas durante o processo.

5. Cubra a caixa com o plástico ou filme de PVC.

6. Umedeça o material sempre que notas que ele está seco.

7. Uma vez por semana, revolva o material, para que haja arejamento.

8. Acompanhe o experimento durante 10ª 14 dias. Se tiver uma lupa, use-a.