Imagine um mundo sem nenhuma forma geométrica. Tentou? Impossível, não é mesmo? Isso porque quase tudo no mundo – exceto líquidos e gases– possui forma geométrica.
Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental começaram o processo de identificação dessas formas e, como ponto de partida, estudaram a Lenda do Tangram, criada há muitos séculos, conforme disseram as professoras responsáveis pela atividade.
Uma das versões que encontramos diz que um sábio chinês, dono de um palácio, chamado Tan, num belo dia, encontrou um azulejo, perfeitamente quadrado, e ficou a observá-lo. Tanto o fitou, que o deixou cair e partir em sete peças de formas perfeitas: 5 triângulos de tamanhos diferentes, 1 quadrado e 1 paralelogramo. Ao tentar remontá-lo, percebeu que cada tentativa formava uma figura diferente. Levou as sete peças para casa e mandou produzir as peças para cada habitante de seu reino, denominando-o “Tangram”.
Com as sete peças, é possível montar diversas figuras, como casas, árvores, pessoas, basta usar a imaginação. Segundo a Enciclopédia do Tangram, mais de 5000 figuras são possíveis, sem sobrepor as peças. O jogo estimula o pensamento rápido, a criatividade e o raciocínio lógico.