Ana Caroline Guedes
Inclusão em pauta
Os alunos do sexto ano realizaram hoje uma atividade em conjunto com a professora Juliana, de Ética, e com Erick Monstavicius, cineasta e produtor do filme Jogo Cego.
A proposta do exercício era vendar os olhos das crianças e mostrar-lhes alguns teasers, para que absorvessem as informações e características apenas com o áudio. Em seguida, assistiriam novamente e dessa vez, sem as vendas.
Os alunos mostraram grande interesse pela experiência e preferiram assistir aos teasers de olhos fechados, fazendo diversas perguntas a respeito do conteúdo, em seguida, e a professora mesclou a sua matéria com o tema “inclusão”.
O filme Jogo Cego é um documentário sobre esportistas com deficiência visual, que adquiriram a deficiência ou que nasceram com ela. Além do tema que chama a atenção, o filme traz também a audiodescrição das cenas, mostrando como as pessoas com essa deficiência vêem filmes. Essa mistura é de grande importância para mostrar às crianças a necessidade de inclusão: com a audiodescrição é possível que qualquer um assista ao filme e entenda o que se passa. Será lançado em meados de abril ou maio, no site www.jogocego-ofilme.com.br