Evaporização foi o assunto abordado com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. A quantidade de água nos lagos, rios, e mares e nos seres vivos é muito grande e, com o calor produzido pelo Sol, ela evapora. Nesse fenômeno, as partículas que formam a água apresentam-se bem afastadas, permitindo que ela seja levada para o céu, na forma gasosa. Depois, essa água forma nuvens e, quando elas ficam bem cheias de água, precipitam-se, ou seja, transformam-se em chuva, lançando água no estado líquido.
Chegando a essa conclusão, alunos vão ao laboratório do Colégio, para dois experimentos interessantes:
O objetivo da experiência foi criar uma chuva artificial, usando apenas água quente e gelo. E se divertir!
Pronto! Você acabou de criar uma nuvem e, com isso, a chuva artificial!
Em contato com a superfície fria, o vapor se condensa e formam-se gotas de água na superfície do vidro. Isso também acontece quando a água evapora com o calor: o vapor sobe e encontra o ar frio, condensa-se e cai como chuva.
Nesta experiência, você descobre que o ar quente ocupa espaço.
Quando a garrafa é colocada na água quente, a bexiga começa e encher-se, mas, no gelo, a bexiga murcha. É que, ao esquentar, o ar ocupa mais espaço, pois suas partículas ficam mais agitadas, e a bexiga se enche. Assim que as partículas de ar esfriam, passam a se mover menos, e o ar ocupa menos espaço. Então, a bexiga murcha.
Viu só? A ciência explica tudo!