Beatriz Omine
As turmas do Nível II visitaram, dia 14 de Agosto, o Aquário de São Paulo, tido como o maior oceanário da América do Sul. Foi inaugurado em 2006 e se localiza no bairro do Ipiranga, na zona sul da cidade.
O local apresenta ao público um conjunto de ecossistemas brasileiros e globais, dispostos em quatro seções: Água Doce, Museu Paleontológico, Oceanário e Vale dos Dinossauros. Ao todo, são 60 mil m² de aquaterrários, aquários e lagos, preparados para expor cerca de 3 mil animais, entre tubarões de mar aberto, moreias gigantes e outros espécimes de vida aquática. Há também espaço para os animais de vida terrestre, como os jacarés albinos e os morcegos gigantes da Ilha de Java, também conhecidos como raposas-voadoras.
O objetivo desse passeio foi que as crianças aprendessem mais sobre a vida existente no mar, as ameaças que os animais marinhos sofrem e o que podemos fazer para preservar as espécies e a água. Lá, eles perceberam a participação humana em harmonia com o meio ambiente, com intuito de protegê-lo, bem como a importância da conservação da biodiversidade marinha e costeira para a manutenção da vida no planeta. Ficaram, também, "por dentro" de muitas curiosidades.