Alunos do 7º ano participam de atividade para observar processo fermentativo dos fungos
Você já deve ter visto pães ou frutas com um aspecto esverdeado e nem um pouco convidativo. Trata-se do mofo. Os fungos são responsáveis por essa modificação na aparência dos alimentos, quando estes são colocados em lugares escuros e úmidos.
Esses seres vivos são eucarióticos e podem tanto prejudicar, como ajudar as pessoas, tudo depende de seu tipo. Alguns são causadores de doenças, como a micose, e outros, agentes importantes na produção de medicamentos, como a penicilina.
Esse é um dos temas estudados pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, colocado em prática no laboratório pelos professores Carlos Sebode, Maria Bykovas e Tayane G. F. Pereira. A atividade realizada consistiu em demonstrar como o processo de fermentação ocorre. Foram utilizados três frascos. No primeiro, havia apenas água e fermento biológico (um fungo); no segundo, havia água morna, açúcar e fermento e, no último, água quente, açúcar e fermento.
Dessa forma, os alunos puderam observar como é a alimentação dos fungos, e a conclusão do experimento foi: no primeiro frasco, não havia alimento, logo o ser vivo não se proliferou; no segundo, houve fermentação por causa do açúcar e, no último, os fungos foram mortos pela água quente.
Para finalizar a atividade, houve degustação de queijo gorgonzola, muito conhecido e produzido a partir da ação de fungos – mofo.