Revista DigitalErrata - Informativo EG em foco nº7

Na edição 7 do informativo EG em foco, lançada no dia 22 de maio, houve equívocos na matérias “Pizza que educa”, publicada na editoria Ensino Médio, página16, e "Dia Internacional da Mulher", publicada na editoria Arte e Cultura, página 22.

O primeiro erro ocorreu devido a um problema em nossa redação, e não por parte das professoras envolvidas no projeto.

Confira abaixo o relatório preparado pela professora Valquiria Fernandes Nunes sobre o processo.

Fermentação Alcoólica – Confecção de Pizzas

Objetivo: Levar os alunos à verificação do processo de fermentação alcoólica realizado pelos fungos Saccharomyces cerevisiae na produção de massas.

Experimento: Foram realizados 3 experimentos para comprovar que:

-  os fungos são seres vivos, são heterótrofos (precisam de matéria orgânica para sobreviver);

-  realizam a fermentação alcoólica na ausência de oxigênio.; -  a água morna acelera a reação química, porém a água muito quente mata os fungos.

A atividade foi realizada em três frascos:

1º frasco – Fermento biológico e água morna (sem nutrientes). A bexiga não enche.

2º frasco – Fermento biológico, água morna e nutrientes. Bexiga enche e comprova a fermentação e a liberação do gás carbônico.

3º frasco – Fermento biológico, água quente e nutrientes. A água quente mata os fungos.

Já o segundo erro encontra-se como crédito concedido a uma profissional que não estava na atividade em questão.

Foi informado que a responsável pela confecção das lembranças dos alunos do Nível II e Integral era a professora Roberta Dragoni. Pedimos desculpas, primeiramente, para a professora Débora de Cássia Dantas, responsável pela atividade e, em segundo lugar, para a professora Roberta Dragoni, que teve seu nome divulgado indevidamente.

Com isso, nós, da equipe EG em foco, pedimos desculpas pelo erro de publicação e garantimos que continuaremos a melhorar nossos serviços, para que todas as informações do dia a dia do Colégio Eduardo Gomes cheguem até nossos leitores de maneira correta e verídica.

Obrigado.

Rafael Teodoro