Na edição 7 do informativo EG em foco, lançada no dia 22 de maio, houve equívocos na matérias “Pizza que educa”, publicada na editoria Ensino Médio, página16, e "Dia Internacional da Mulher", publicada na editoria Arte e Cultura, página 22.
O primeiro erro ocorreu devido a um problema em nossa redação, e não por parte das professoras envolvidas no projeto.
Confira abaixo o relatório preparado pela professora Valquiria Fernandes Nunes sobre o processo.
Fermentação Alcoólica – Confecção de Pizzas
Objetivo: Levar os alunos à verificação do processo de fermentação alcoólica realizado pelos fungos Saccharomyces cerevisiae na produção de massas.
Experimento: Foram realizados 3 experimentos para comprovar que:
- os fungos são seres vivos, são heterótrofos (precisam de matéria orgânica para sobreviver);
- realizam a fermentação alcoólica na ausência de oxigênio.; - a água morna acelera a reação química, porém a água muito quente mata os fungos.
A atividade foi realizada em três frascos:
1º frasco – Fermento biológico e água morna (sem nutrientes). A bexiga não enche.
2º frasco – Fermento biológico, água morna e nutrientes. Bexiga enche e comprova a fermentação e a liberação do gás carbônico.
3º frasco – Fermento biológico, água quente e nutrientes. A água quente mata os fungos.
Já o segundo erro encontra-se como crédito concedido a uma profissional que não estava na atividade em questão.
Foi informado que a responsável pela confecção das lembranças dos alunos do Nível II e Integral era a professora Roberta Dragoni. Pedimos desculpas, primeiramente, para a professora Débora de Cássia Dantas, responsável pela atividade e, em segundo lugar, para a professora Roberta Dragoni, que teve seu nome divulgado indevidamente.
Com isso, nós, da equipe EG em foco, pedimos desculpas pelo erro de publicação e garantimos que continuaremos a melhorar nossos serviços, para que todas as informações do dia a dia do Colégio Eduardo Gomes cheguem até nossos leitores de maneira correta e verídica.
Obrigado.
Rafael Teodoro
Redator do EG em foco.