Educação InfantilSemana do Folclore - Nível II e 1º ano Integral

Alunos do Nível II  e 1º ano do Integral comemoram tradicional festa brasileira

Por Tábata Madeira e Ana Caroline Guedes

As professoras Débora, Daniela e Bruna inovaram, ao fazer uma semana do Folclore, com o objetivo de transmitir e preservar a cultura brasileira.

Com histórias, fantoches e brincadeiras, os alunos do Nível II conseguiram entender um pouco mais sobre o folclore e seus mitos, e como, no Brasil, essas tradições variam de acordo com a região.

Usando uma caixa de papelão, as crianças encenaram a dança típica, bumba meu boi, do personagem na sala de aula como a tradição nordestina mostra e confeccionaram o boi. Depois, com um prato de plástico, os alunos fizeram uma vitória-régia, presente em lendas indígenas que contam a história de Naiá e a Lua.

A professora Débora Dantas, para finalizar, contou uma história e propos aos alunos a confecção de um fantoche de saci-pererê, para representar um dos maiores ícones do folclore brasileiro.

Já os alunos do 1º ano, do integral, supervisionados pelas professoras Cida, Talita e Ale, também realizaram algumas atividades temáticas.

Os pequenos divertiram-se no pátio do integral, com a corrida dos sacis, vestidos com chapéus que simbolizam a famosa lenda do saci-pererê, e depois fizeram dobraduras e pinturas com os diversos personagens do folclore, como a Iara e a mula sem cabeça.

Confira as fotos das atividades.