Ensino FundamentalOs cinco sentidos

Ana Caroline Guedes

Alunos participam de atividades sensoriais

Sentir o perfume de uma flor, o gosto da comida predileta ou assistir a um programa de televisão... O que essas coisas têm em comum? Todas são realizadas graças aos nossos sentidos: visão, olfato, audição, paladar e tato.

Os alunos de 2º e 5º anos do Ensino Fundamental, na semana do dia 7 de setembro, foram à sala de multimídia para participar de atividades sensoriais, conteúdo estudado em classe, sob orientação dos professores Carlos Sebode e Thayane G. F. Pereira.

Os alunos entraram na sala, que estava com aroma de uva, vendados, para que a experiência fosse mais intensa. Ouviram-se, sons de animais...

No chão, onde as crianças se sentaram, havia folhas secas, estimulando a percepção e o tato, pois como não podiam enxergar, apenas sentiam o que estava sob seus pés. Para finalizar, algo doce ou amargo foi entregue a alguns alunos, que deveriam perceber qual era o alimento. Todas essas ações demonstraram, na prática, a importância dos sentidos e como eles estão presentes em todas as atividades realizadas no dia a dia.