Notícias

Ensino Médio 07/03/2025

Quimioluminescência no laboratório

Por Laís Monstavicius - 07/03/2025

Os alunos do Itinerário de Química, da 2ª série do EM – Investigação e Análises Químicas, participaram de um experimento sobre quimioluminescência no laboratório, sob a orientação do Professor Alex.

Em sala de aula, os alunos estão aprendendo sobre emissão de luz resultante de reações químicas. Para aprofundar esse conhecimento, organizaram-se em grupos e analisaram, na prática, como certas substâncias podem emitir luz sem a necessidade de calor.

Durante o experimento, foram utilizados os seguintes materiais: luz negra, a matéria fluorescente presente dentro de pulseiras luminosas, água oxigenada e ácido oxálico. A combinação desses componentes gerou uma reação química capaz de produzir luz visível no escuro.

O conteúdo aplicado se encontra no módulo 1 da apostila C.

Confira as fotos!

Galeria de fotos