Por dentro do EG14 de Novembro: Dia Mundial do Diabetes

Voltar

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela IDF (International Diabetes Foundation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

A data tornou-se oficial pela ONU (Organização das Nações Unidas) a partir de 2007, com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. O dia 14 de novembro foi escolhido por marcar o aniversário de Frederick Banting que, junto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921. O evento serve para conscientização, consultas e tratamento.

Diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina, hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue, que produz. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia.

Quando a pessoa tem diabetes, no entanto, o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose adequadamente. O nível de glicose no sangue fica alto -  a famosa hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Alguns sinais e sintomas deixam claro a necessidade de informar-se e buscar tratamento. São eles:

·  Sede excessiva

·  Rápida perda de peso

·  Fome exagerada

·  Cansaço inexplicável

·  Muita vontade de urinar

·  Má cicatrização

·  Visão embaçada

·  Falta de interesse e de concentração

·  Vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

Para maiores informações acesse o site da campanha: http://www.diamundialdodiabetes.org.br




Endereço

Rua Major Carlo Del Prete, 1120
São Caetano do Sul - SP
Funcionamento
Segunda a sexta, das 7h às 22h

Atendimento ao Público
Segunda a sexta, das 7h às 19h
Telefone
(11) 4229-2919

Fale Conosco Trabalhe Conosco
Copyright© - Colégio Eduardo Gomes
Agência WebSide
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa política de privacidade.
Saiba mais
Estou de acordo