Senha:
Fundação de Rotarianos Colégio Eduardo Gomes

Esculturas inspiradas em vanguardas

Por Camila Zola - 13/12/2017

As Vanguardas Europeias são movimentos artístico-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do século XX. Entre as mais conhecidas, estão o Cubismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, o Futurismo e o Expressionismo.

O 9º ano do Ensino Fundamental, com supervisão das professoras Andrea Araujo e Nilza Sbravati, estudou e realizou trabalhos sobre esse tema, usando também como base um estilo de arte pós-moderna, a Pop Art.

Os alunos criaram esculturas relacionadas a essas vanguardas. A professora Andrea citou, como exemplo, o trabalho feito sobre Surrealismo, no qual o grupo decidiu confeccionar uma cabeça cortada, com um motor de aquário dentro, querendo passar a ideia de que o pensamento flui, não para em nenhum momento.

Para explicar o projeto em classe, os estudantes realizaram uma apresentação em PowerPoint, além de trazer a escultura pronta, e interagiram por meio de perguntas, quiz ou dramatização. Os colegas deveriam debater o assunto, alinhando a característica da vanguarda e a escultura.

Todas as esculturas produzidas remetem a alguma vanguarda e ficaram expostas nos corredores do Colégio.

atendimento@colegioeduardogomes.com
financeiro@colegioeduardogomes.com